Você sabe o que é isso?

Isso são cálculos vesicais, ou seja “pedra na bexiga”. Essas foram retiradas de uma cadela de apenas 4 Kg. Há algum tempo seus tutores percebiam que ela urinava em pequenas frações e muito frequentemente. Alguns veterinários diagnosticaram cistite, mas não pediram um exame de imagem: Raio-X ou Ultrassom. Então essa cadelinha foi tratada com antibióticos e anti-inflamatórios, sem sucesso até chegar em nosso serviço. Aqui, então pedimos o exame de imagem, onde foi constatados os cálculos e nossa paciente foi operada. Está ótima! Antes comia queijo, tomava leite e comia uma ração de qualidade inferior, o que pode ter predisposto a formação dessas pedras (Agora fica com seus tutores a responsabilidade de cuidar de sua alimentação para que não tenha cálculos novamente…)

Diferente do homem, os cães costumam formar pedras na bexiga e não nos rins. Embora, não seja impossível, é bem menos frequente.

A cirurgia consiste na remoção das pedras, lavagem da bexiga e se forem múltiplos cálculos pequenos, há a necessidade de que o paciente permaneça sondado por algum tempo.  O pós operatório consiste de remédios para dor, antibiótico, curativo, roupinha ou colar elisabetano (para que não retire os pontos mordendo ou lambendo a ferida) e uma ração especial para dissolver pequenos cálculos que podem ter restado no trato urinário.

Em pacientes predisponentes para a formação de cálculos, pode ser necessário o uso contínuo de ração especial.

Fatores que colaboram para a formação de cálculos:

– predisposição racial (dálmatas)
– alimentação desbalenceada ou ração de baixa qualidade
– excesso de sais e proteína
– infecções urinárias recorrentes
– anormalidades da parede da bexiga

Sintomas (não necessariamente tenha todos, 1 desses já pode ser indicativo):

– dor para urinar
– urina com sangue
– Micção frequente e em pequeno volume

Tratamento:
– cirúrgico
– ração terapaêutica

Acompanhamento:
– a cada 4 meses para repetir exame de imagem

 

GALERIA DE FOTOS:

 

Texto por:
Maria Carolina Mangini Prado
Chefe do Corpo Clínico HosvetPet