Vantagens:

– Evita o desenvolvimento do câncer de mama em 99%.

O câncer de mama é o tumor mais frequente entre as cadelas e gatas, e normalmente tem relação hormonal. Hoje em dia, é preconizado que ao se notar um nódulo em mama, que seja feito o exame para verificar se é tumoral (citologia). Se confirmado o diagnóstico de câncer de mama, deve ser feitas 2 cirurgias (dependendo da malignidade do tumor). Primeiramente, é feita a castração da cadela e a retirada de toda cadeia mamária de um lado. As mamas são enviadas para exame histopatológico, no qual é verificado a graduação tumoral. Nesse momento pode ser indicado quimioterapia, retirada da outra cadeia mamária ou apenas reavaliações periódicas. O uso de anticoncepcionais aumenta ainda mais o risco de câncer de mama.

– Evita infecções de útero: piometra.

A piometra ocorre normalmente em cadelas / gatas idosas, após o cio. Quando a cadela ou gata  está no cio, a cérvix, que mantem a útero fechado em relação ao meio externo, se abre, para que o espermatozóide consiga chegar até o óvulo. Nesse momento, podem penetrar bactérias (mesmo se a cadela não tiver cruzado). Quando passa o cio, a cérvix se fecha novamente, e se tiver ocorrido a penetração de bactérias, essas irão se desenvolver em um ambiente propício para seu crescimento, e a paciente terá um quadro grave de infecção. O útero começa a ficar repleto de pus. Algumas bactérias podem cair na corrente sanguínea e a cadela, começa a ter quadros de infecção sistêmica como: falta de apetite, vômito, prostração, dor, febre, relutância em movimentar-se e em quadros graves,  distensão abdominal. No exame de sangue (hemograma), é constatada infecção, mas somente o exame ultrassonográfico pode fechar o diagnóstico. O tratamento consiste em cirurgia de urgência, logo após a estabilização da paciente para que esteja apta para entrar em cirurgia. Normalmente, é importantíssimo que seja feita fluidoterapia (soro), antibióticos intravenosos, monitoração da função renal, etc, ou seja, a paciente precisa de internação e monitoramento intensivo. Se tudo ocorrer no tempo e com cuidados adequados, normalmente, a paciente evolui bem e pode fazer o restante do pós operatório em casa. O uso de anticoncepcional aumenta muito o risco dessa doença.

Paciente atendida no HOSVET Pet, submetida a OSH (castração) de emergência para remoção de útero repleto de pus.
Sistema reprodutor feminino sadio de cadela de 5,5 meses, atendida no HOSVET Pet para castração eletiva.

Evita gravidez pscicológica (pseudociese):

A pseudociese ocorre normalmente após o cio. A cadela desenvolve todo o quadro gestacional, sem ter emprenhado e muitas vezes, até mesmo sem ter cruzado. Pode ter distensão abdominal, faz ninho (rasga tapetes, roupas, faz buraco, fica escondida), fica ofegante, as glândulas mamárias ficam repletas de leite, pode ter quadros de vocalização (chora), eventualmente “adota” bichinhos de pelúcia, ou algum brinquedo, etc. Normalmente, o quadro só leva a estresse por parte dos tutores, e da paciente, mas evoluem bem em alguns dias (4 ou 5). O que normalmente se agrava, é que pela lactação. As mamas ficam cheias de leite, e sem ter a quem amamentar, a fêmea pode desenvolver   a febre, infecção nas glândulas mamárias (mastite), feridas na pele das mamas e dor. Nesses casos, a paciente deve ser levada a atendimento médico, no qual, normalmente são prescritos medicamentos que inibem a lactogênese (secam o leite). Mas, deve ser feito com monitoração de médico veterinário, pois eventualmente, podem ocorrer efeitos colaterais. Pacientes que desenvolvem pseudociese, normalmente, tem esses quadros após cada cio, por isso é indicado que sejam castradas. O estímulo, constante e frequente, das glândulas mamárias pode predispor ainda mais a ocorrência de câncer de mama.

Paciente atendida no HOSVET Pet com pseudociese (gravidez psicológica) e  mastite (infecção bacteriana). Percebe-se aumento de volume das mamas, repletas de leite e pus, com áreas de necrose. Paciente teve que ser submetida a castração e retirada de toda cadeia mamária, pois havia risco de sepse (infecção generalizada). Além do risco de vida sofrido a paciente apresentava muita dor.

– Melhora a função da insulina:

Durante uma fase do ciclo da fêmea, a progesterona faz com que as células não sejam sensíveis à insulina, levando ao que chamamos de “resistência a insulina”. Dessa forma a glicose deixa de entrar na célula, e fica circulante causando uma diabetes transitória. Porém se a paciente já tem diabetes, a fase da progesterona no ciclo piora o quadro, podendo agravar muito o estado de saúde.

– Melhora a pele:

Existem algumas alterações cutâneas que tem como causa os hormônios ovarianos. Normalmente essas alterações não coçam, mas causam queda de pelos de maneira simétrica, principalmente, na região lateral do corpo (flancos).

Desvantagens:

Predispõe a obesidade:

Os animais castrados normalmente ficam mais pacatos e mais comilões. Dessa forma, não é porque está castrado que engorda. Os animais castrados, normalmente tem muito mais apetite e dormem o dia inteiro. Para controlar esse processo, o que se pode fazer é aumentar a atividade física, com uma rotina de passeios, por exemplo, e mudar a ração para aquelas com menor teor calórico e maior quantidade de fibras.

Incontinência Urinária:

Existem alguns relatos de que a castração pode levar a incontinência urinária. Porém, sabe-se que isso, normalmente, ocorre naquelas castradas muito precocemente, por volta dos 2 a 3 meses de vida, quando o organismo ainda é muito infantil.

E a “vacina do cio”?

A aplicação de anticoncepcional tanto para cadelas, quanto para gatas é extremamente contraindicada. Consiste na aplicação de uma dose muito alta de hormônios, que podem aumentar muito a chance do desenvolvimento de piometra e câncer e mama. Além disso, com apenas uma dose dessa injeção, a paciente pode nunca mais entrar no cio, ter cios irregulares, sofrer abortos, alteração na produção de glóbulos vermelhos (hemácias), etc. São muitos os danos a saúde e com certeza, alguma complicação ocorrerá. Se você ama seu animalzinho de estimação, NÃO USE ESSA MEDICAÇÃO. Se você não dispõe de condições financeiras, para que seja feita a cirurgia de forma adequada, se planeje para que seja feita a cirurgia mais a diante, e se você quiser evitar gestação prenda a sua cadela ou gata para que nenhum macho tenha acesso a ela.

 

Como sempre o seu comentário é muito importante!
Tem alguma dúvida ou sugestão? então deixe nos comentários!

até a próxima amigos!

Dra. Maria Carolina Mangini Prado
Chefe do Corpo Clínico HosvetPet