Mais um verão iniciando e como sempre os nossos pets começam a sofrer muito com as altas temperaturas. Listamos algumas dicas e sugestões para deixar seu amigão mais confortável, aliviado e fresquinho durante esse período.

Passeios:

Os passeios são extremamente importantes, especialmente para os cães. Além de ser um exercício físico e queimar umas calorias, eles têm a oportunidade de manifestar os seus comportamentos naturais, como cheirar e se socializar com outros animais. Por isso, mesmo durante a estação mais quente do ano, não se deve parar com os passeios.

No entanto, o tutor deve evitar passear com o pet nos horários mais quentes do dia, entre 10h e 17h. O sol forte é prejudicial para a saúde do animal e o asfalto muito quente pode, inclusive, queimar suas patinhas. Além do incomodo pela dor, as patas dos cães (e dos gatos) são importantes para a troca de calor. Como esses animais não transpiram, uma forma de calor é através das patas, e se estiverem feridas, essa troca será prejudicada, podendo ter sérios problemas com hipertermia.

Um estudo comparativo entre as temperaturas de ambiente e do asfalto, mostram como podemos estar subestimando a temperatura a que nossos pets estão expostos :

Veja abaixo, outras dicas muito importantes na hora de passear ou de alterar o ambiente habitual do seu pet!

Carro:

Nunca deixe o animal preso dentro do carro, mesmo que seja por alguns “minutinhos” ou se você deixar a janela um pouco aberta.

Em um dia de sol quente, isso pode ser muito perigoso! Um carro parado ao sol pode ter um aumento rápido da temperatura interna e, dessa forma, virar um verdadeiro “forno”. Lembra que já dissemos que os pets não transpiram? Morte por hipertermia não é incomum…

Hidratação:

Aumentar a quantidade de potes de água fresca à disposição do pet e trocar a água com frequência é muito benéfico a eles, e, se você quiser deixá-la ainda mais refrescante, basta colocar umas pedras de gelo. Mantenha as vasilhas em local arejado e sem exposição ao sol.

A garrafinha de água é indispensável durante os passeios. Mantenha o animal sempre hidratado durante as caminhadas do dia a dia.

Bebedouros portáteis como esse são ótimas opções para você levar nos passeios.

A IMPROTÂNCIA DA TOSA:

Tosar é uma ótima opção. Manter os pelos curtos, além de diminuir a manta de calor sobre a pele, ajuda a verificar a presença de pulgas e carrapatos, que também tem maior incidência nessa época.


Dá pra imaginar o alivio desse amiguinho? Olha a carinha dele de feliz…

BANHOS:

Banhos ajudam, mas verifique com um veterinário qual o melhor produto a ser usado para manter a saúde da pele do seu animal. Nada de usar o seu xampu, no seu amiguinho, certo?

TAPETE GELADO:

Se você tem um pet de focinho curto que tem dificuldade para trocar calor pela respiração, se a tosa não ajudou e você não aguenta mais vê-lo agoniado de tanto calor, o tapete gelado pode ser ótima opção. Não é necessário ligar à eletricidade. Pelo peso do animal sobre o tapete, ocorre uma reação que deixa o tapete gelado e ajuda muito a manter seu amigo mais fresquinho. Acreditem, funciona mesmo. Eles amam!!!!!!!!

Então é isso pessoal!
Manter a saúde do seu pet é muito importante, e assim como nós, eles também sofrem neste período de calor intenso.

Um grande abraço!

Maria Carolina Mangini Prado
Chefe do Corpo Clínico
Hosvet Pet