O que são?

Ectoparasitas são os parasitas que habitam a pele dos animais. Dessa forma, os mais comuns são as pulgas e carrapatos.

Por que o controle desses parasitas é importante?

As pulgas e os carrapatos além do desconforto causado pela coceira das picadas também transmitem doenças que podem levar à morte.

Quais são as doenças mais comuns causadas por pulgas?

A pulgas podem transmitir pela picada um hemoparasita, ou seja, um parasita do sangue chamado Mycoplasma sp.. Esse parasita é uma bactéria que cai na circulação sanguínea e destrói as hemácias (glóbulos vermelhos) do sangue, deixando o animal muito anêmico e pode causar a morte. É mais comum em gatos. Os sinais clínicos são muito inespecíficos, além da própria anemia, o animal começa com perda de apetite, febre e prostração. O diagnóstico é feito com exame de sangue específico, chamado PCR. O tratamento consiste na administração diária de antibiótico por 30 dias. Às vezes, é necessário transfusão sanguínea e uso de medicação para febre e suporte com fluidoterapia (soro intravenoso) com vitaminas e glicose, se o animal estiver sem se alimentar.

Um parasita intestinal chamado Dipylidium sp., também pode ser transmitido por pulgas. O Dipylidium sp. habita o interior das pulgas e quando o animal se coça, ingere as pulgas. O Dipylidium sp. que, então estava dentro das pulgas, passa a parasitar o intestino dos cães e gatos. São pequenos vermes com aparência de pequenos “grãos de arroz” nas fezes. Causam prurido anal, anemia, cólica, gazes, apatia e prostração. O tratamento consiste no uso de vermífugos orais a cada 15 dias, num total de 3 doses.

Quais são as doenças mais comuns causadas por carrapatos?

Normalmente cães tem muito mais carrapato que gatos, porque os gatos têm o habito de se lamber, então o carrapato não se adere à pele.

Carrapatos, se infectados, podem inocular hemoparasitas que destroem direta ou indiretamente algumas células do sangue.

Erlichia canis é o agente da doença do carrapato mais comum. Causa vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos) fazendo com que as plaquetas (células que fazem a coagulação do sangue) sejam consumidas. Portanto, o animal pode ter além de febre, apatia e prostração, perda de sangue. Isso pode ser verificado por manchas como hematomas na pele, sangramento pela urina, fezes, ou pelas narinas (epistaxe). Se não diagnosticado precocemente pode levar à morte. O diagnóstico é feito por exames de sangue. O tratamento para a Erlichia sp., consiste em doses diárias de antibiótico por 30 dias e exames de sangue para verificar a evolução da doença. Em alguns casos quando queda de plaquetas é muito severa, o animal pode desenvolver TIM (trombocitopenia imunomediada), quando as próprias células de defesa do organismo começam a destruir as plaquetas. Nesses casos, é necessário uso de imunossuperessores e acompanhamento médio bem de perto do paciente pois há grande chance de óbito. A erliquiose se não for corretamente tratada, pode ficar crônica. Ou seja, o agente fica alojado no baço e sempre que o animal tiver uma queda de imunidade, pode se manifestar novamente. Por esse motivo, em alguns casos, é necessário fazer esplenectomia, ou seja, a retirada cirúrgica do baço do paciente.

Babesiose é outra doença transmitida por carrapato. A Babesia sp. destrói as hemácias e causa anemia severa e febre alta. Pode causar a morte se o início do tratamento for tardio. O diagnóstico é feito por exames de sangue. O tratamento consiste na aplicação intramuscular ou subcutânea de medicamentos em 2 doses com intervalo de 15 dias. Em alguns casos, é necessário transfusão sanguínea e tratamento suporte com fluidoterapia, antitérmicos, etc.

Anaplasmose é a doença do carrapato um pouco menos frequente que as anteriores mencionadas, mas está cada vez mais comum. Tem sintomas parecido com os da Erlichia sp., porém de forma mais branda. O tratamento consiste na administração oral de antibióticos diariamente, por 30 dias. Dificilmente a anaplasmose causa TIM.

Como faço para acabar com as pulgas do meu animal?

A primeira coisa que tem que ter em mente, é que o seu pet é vítima da situação e não é ele que está causando o problema.

95% das pulgas estão no ambiente na forma de ovos e larvas, que são microscópicas. Portanto, não adianta dar banho, usar talco e nada que mate somente as pulgas adultas que estão no animal, se você não tratar o ambiente.

O ideal é usar medicamento que controlem todas as formas de vida. Hoje em dia temos medicamentos “pour on” (de pôr na pele da nuca) ou orais que além de matarem as pulgas adultas, também se acumulam na pele do animal. A descamação natural da pele do animal no ambiente fará a dedetização e matará os ovos e as larvas. No entanto, devem ser usados 1 vez ao mês por 3 meses para que sejam eficazes. Já a pupa não existe medicamento que a mate e ela pode ficar inerte no ambiente por até 6 meses. O melhor para acabar com as pupas é usar aspirador de pó no sofá, nas camas, nos tapetes, no chão, nas frestas…. em tudo. E, para evitar reinfestar, o ideal é que se repita o tratamento com medicamento após 6 meses.

Nunca use produtos de dedetização sobre a pele dos animais ou no ambiente que ficam, pelo risco de intoxicação. É muito comum atendermos animais intoxicados porque usaram produtos inadequados. Hoje em dia, há uma gama enorme de produtos bons e seguros para esse problema.

Como faço para acabar com os carrapatos do meu animal?

Esse vídeo mostra muito bem como o problema acontece. Durante toda a fase de vida do carrapato, ele sobe no animal apenas para se alimentar e por poucos dias. Então o problema é muito mais na casa que no pet. Veja:

Para isso, o ideal, é que se use produtos “pour on” ou orais nos animais e próprios para ambiente na casa.

Carrapatos gostam de lugares quente e altos. Por isso o ideal é que dedetize, forros de madeira, madeiramento de telhado, guarnições de portas e janelas, muros de chapisco, etc. Os inseticidas de ambientes devem ser diluídos em água e borrifados com ajuda de bombas de pulverização. O produto deve ser aplicado no ambiente e o animal só pode voltar ao local quando o produto estiver seco. Ninhos de pássaros, principalmente pombos e pardais também podem ser abrigos ideais para carrapatos, então tente acabar com eles.

Os medicamentos orais têm se mostrado mais eficientes que os “pour on”, no combate a carrapatos dos animais.

Para obter controle na infestação deve ser feita a dedetização e o tratamento com animais por 3 meses consecutivos.

 

Como meu animal ficou doente, mas não teve infestação por pulgas ou carrapatos?

Não precisa haver necessidade de um grande numero de parasitas para haver infecção. Basta uma pulga ou um carrapato infectados, para haver a transmissão da doença.

Como eu devo suspeitar que meu animal está com doença do carrapato ou da pulga?

Os sintomas são muito variáveis e inespecíficos. Uma intoxicação alimentar, uma infecção viral podem ter os mesmos sintomas que essas doenças, portanto, apenas exames específicos solicitados por um bom médico veterinário podem auxiliar no diagnóstico e no melhor tratamento para seu animal. Na dúvida nunca medique por conta própria! Medicar de forma errada, pode piorar o quadro, encobrir a doença, alterar os exames de diagnóstico, etc.

Espero ter ajudado vocês a cuidar cada vez melhor dos nossos amiguinhos peludos.

Um abraço.

Maria Carolina Mangini Prado
Chefe do corpo clínico do Hosvet Pet